Translate

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Morro de São Paulo

Aproveitamos o feriado da cidade onde moramos e fomos conhecer Morro de São Paulo.




Existem algumas formas para chegar até lá, a opção mais rápida é de avião, a partir do aeroporto de Salvador, a viagem dura cerca de 20 minutos, outra opção é ir de catamarã, saindo do porto de Salvador a viagem dura em média 2h30m, alguns dizem que a viagem depende muito da maré, quando mais agitada algumas pessoas podem passar mal pelo balanço do catamarã, mas nada que um remédio para enjoo não ajude.

Escolhemos ir de carro, fomos até Valença, deixamos o carro no estacionamento e pegamos uma lancha rápida (que dura uns 25 minutos), o trajeto todo é mais demorado pois precisa contar o tempo que fica para embarcar no ferryboat, no total umas 3h45m.

Ficamos sabendo depois que é interessante ao invés de parar em Valença, é ir para o atracadouro de Guaibim, pois lá os estacionamentos cobram mais barato e a viagem de lancha é bem menor.

Chegando em Morro de São Paulo você vai se deparar com um belo morro para subir kkk... isso mesmo uma ladeira enorme, mas super compensadora no final. Lá em baixo fica um pessoal com carrinho de mão para quem quiser pagar eles levam as malas, por isso pense bem na hora de fazer a mala, economia nas roupas... afinal lá você vai mesmo usar muita roupa de banho, shorts, roupas leves, chinelo e no máximo uma rasteirinha. Nós levamos mochilas, mas acho que uma mala pequena com rodinha seria bem mais prático.

Antigamente as ruas eram de terra, hoje já calçaram tudo por lá e esta bem fácil de passear.


Ladeira de Morro de São Paulo


Vila de Morro
Vila de Morro

Como ficamos poucos dias, tivemos que aproveitar ao máximo, lá as praias são divididas em primeira, segunda, terceira e quarta praia.


Primeira praia
Nossa pousada ficava na primeira praia, eu achei a localização ótima, pois a pousada tinha acesso a praia pelo fundo e pela frente acesso as lojas e restaurantes. A praia é bem tranquila e calma.

Primeira praia
A segunda praia é a mais badalada, escolhemos passar o dia por lá pois tem várias opções para comer alguma coisa na praia mesmo. Lá você encontra diversos restaurantes e muitas barracas que fazem caipiroska de tudo quanto é fruta! O mar é calmo e achei perfeito para ficar com Antonio.



Segunda praia
A terceira praia tem uma bela paisagem e é onde algumas lanchas e barcos ficam para embarcar as pessoas para os passeios.

Fomos na quarta praia na segunda pela manhã, a caminhada é um pouco longa, mas vale a pena, verifique se a maré estará baixa e assim você vai poder conhecer as piscinas naturais, cheias de peixes!!! Eles alugam o snorkel e máscara, e vendem comida para peixe... Antonio amou a experiência!


Quarta praia
Reservamos um dia para fazer o passeio que dá volta na ilha toda, é importante reservar pelo menos um dia antes, o passeio dura o dia todo.
Começo do passeio de barco


São várias paradas, começamos pelas piscinas naturais de Garapuá e Moreré, praia de Tassimirim, Cueira (parada para o almoço, lagosta de tudo quanto é jeito!), Boca da Barra, Povoado da Velha Boipeba, Bar da Ostra (onde você pode comer ostra fresquinha pois eles fazem cultivo), cidade histórica de Cairu, além de passar pelos manguezais preservados.



Esse passeio vale muito a pena, é importante lembrar de levar uma mochila com itens básicos para passar o dia sem apuros, primeiro de tudo é que se você sofre de enjoo, tome um remédio antes e leve sempre protetor solar, uma toalha e no caso com Antonio, levei uma muda de roupa.



Piscinas naturais Moreré
Piscinas naturais Moreré
Praia de Cueira

Cairu
Além de muito contato com a natureza, você encontra um lugar organizado e limpo, com diversas opções de pousadas, restaurantes, passeios e lugares para conhecer. Como todo lugar turístico os preços são as vezes um pouco abusivos, mas procurando se encontra opções boas e acessíveis.

Fique atento com os períodos de viagem, sendo que na alta temporada Morro de São Paulo costuma ser bem cheio e os preços mais altos.

Posso dizer que é um passeio que vale muito a pena, simplesmente um presente da natureza!


Até mais...







Nenhum comentário:

Postar um comentário