Foram essas reflexões que me fizeram escrever esse post. Quando me mudei de cidade e fui viver longa da família, trouxe na bagagem muita saudade, muita preocupação e muitos problemas, que não eram meus! Sofri um bom tempo tentando "resolver", "mudar", "soluciona" coisas que não eram minhas e nem dependiam de mim.
Principalmente quando se trata de família ficamos tão envolvidos em algumas questões que acabamos "comprando" os problemas alheios sendo que honestamente o que temos a oferecer poderia ser no máximo um conselho, mas a carga emocional, a culpa e a obrigação de ver todos bem nos faz sofrer por aquilo como se fosse nosso.
Vamos pensar friamente, todo mundo tem problemas, e exceto fatalidades, temos problemas por que nós mesmos escolhemos ter, e ai não vou me aprofundar, mas o que sabemos é que a vida é feita de escolhas e dessas escolhas temos a consequência. E porque vou me desgastar tanto com a escolha e consequência dos outros? E mais profundo ainda, quantos estão realmente preocupados com seus problemas?
Não estou querendo dizer que me tornei uma pessoa insensível ou fria com os problemas alheios, sou sim toda ouvidos, posso aconselhar, mas não posso viver e sofrer pelos problemas dos outros. Isso vai contra o meu bem, e se não estamos bem como podemos ajudar o outro?!
Como consequência da distância comecei aos poucos saber cada vez menos dos problemas que não eram meus, e incrivelmente comecei a viver mais a minha vida, viver aquilo que é para ser vivido e não gasto com preocupações vazias sem soluções. Esse gasto de energia com o que não podemos solucionar nos esgota, emocionalmente e fisicamente.
A partir do momento que aceitamos isso, que cada um tem suas escolhas e consequências, vivemos melhor, e temos incrivelmente mais tempo para viver o que é seu. E ai chega a grande questão, como você quer viver os próximos anos, meses, dias da sua vida?
Com mais leveza, menos reclamação, mais gratidão, menos preocupações, mais feliz!
Imagino que tive um empurrão chamado distância para começar a mudar meus pensamentos, é complexo e um desafio diário, mas é necessário para viver com mais leveza, dar mais importância para o que te faz bem.
Reflita e comece hoje sua busca pelo seu próprio eu!
Siga no Instagram
@maequeseviranos30