Brincar faz muito bem, mas deixar tudo em ordem também faz parte do processo. Quem tem criança em casa sabe do desafio que é deixar a casa em ordem.
É importante mostrar aos pequenos que eles fazem parte desse processo de arrumação, com paciência e persistência é possível ensinar a eles o quanto é necessário cuidar dos seus pertences. Esse ato de ensinar a ajudar a arrumar a casa e seus brinquedos pode propiciar outros aprendizados como o de ajudar o próximo, a sensação de responsabilidade, ou seja, de saber que ele esta inserido naquele núcleo e como todos ele tem suas responsabilidades, e dependendo da maneira que tratamos essa questão podemos mostrar que isso não precisa ser uma tarefa chata.
Aqui em casa sempre envolvemos alguma brincadeira na hora de guardar e percebo o orgulho que ele fica depois de cumprir sua tarefa. Sempre procuro incluir Antonio nas minhas atividades, ajudar a tirar a compra do carro (dou as sacolinhas mais leves e peço para ele deixar na cozinha), ajudar a arrumar as camas de manhã, por comida para o cachorro.
Algumas questões são importantes quando pedimos essas tarefas para os pequenos, uma delas é entender que nem sempre eles vão querer fazer, afinal isso tudo é um aprendizado e o "não querer" faz parte, tente de novo no outro dia, afinal para se estabelecer uma rotina é necessário tempo e muitas tentativas. Outra questão é que nem sempre aquela tarefa sairá aos nossos olhos perfeita, e é importante que nesses momentos você sempre primeiro elogie, você pode até mostrar como fazer de uma outra forma, mas sempre mostrando a sua satisfação pela iniciativa dele ter ajudado ou feito alguma tarefa. Esses elogios soam como incentivos para novos desafios.
Achei essa tabela bem interessante, pois mostra o quanto nossos filhos podem ajudar.
Veja algumas ideias bacanas para ajudar na organização dos brinquedos!
Siga pelo Instagram
@maequeseviranos30